domingo, 3 de novembro de 2013

Escola Bíblica - Estudos em 1 Coríntios 12.28-31 - Dons espirituais

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 
29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres?   
30 Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?   
31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente"

Os neopentecostais jamais farão milagres como fizeram Jesus Cristo e os apóstolos. Suas curas correspondiam a doenças incuráveis. Não chamavam para grandes concentrações de milagres e mágicas os enfermos, eles iam nos lugares onde estavam acamados os doentes. Não recebiam nenhum centavo pelos milagres operados, mesmo em nome de sustentar algum tipo de ministério.

A discussão sobre a continuidade ou não dos dons espirituais está vazia e não penetra no cerne do problema e da importância dos dons. Alguns crêem que os dons ocorrem expecionalmente. Entre estes intérpretes estão Israel Carlos Biork e Donald Turner, ambos teólogos de grande projeção entre os fundamentalistas. Evidentemente os continuadores do movimento carismático defendem que os dons estão se repetindo e ainda crêem que aquilo que ocorre em suas igrejas são as mesmas manifestações dos tempos primitivos. Os cessacionistas, como McArthur, George Wells, grande parte das igrejas evangélicas fundamentalistas, crêem que os dons miraculosos pertenceram ao tempo de afirmação evangélica no nascedouro da Igreja e cessaram quando o canon das Escrituras foi concluído. Os ultradispensacionalistas defendem que os dons imperaram enquanto havia uma dispensação judaica, uma igreja judaica, que era ainda "o Mistério" revelado a Paulo. A partir de Atos 13 ou 28 cessaram os dons espirituais todos.

Quem tem uma posição interessante, bíblica e coerente, é o Dr. Russell Norman Champlin, autor dos comentários melhores em língua portuguesa do Antigo e do Novo Testamento. Ele afirma a continuidade dos dons espirituais, mas não no estilo e prática do Novo Testamento, conforme a evolução histórica da cultura e dos costumes. Champlin também tem dúvidas quanto a qualidade espiritual das manifestações do movimento carismático. Que o estudante das Escrituras veja seus comentários com relação a passagem que estudamos.

Afirmar que os dons cessaram não significa que Deus deixou de operacionalizar milagres e curas divina expectaculares. Temos que admitir que a operação de maravilhas nunca foi a razão de ser e o sentido da pregação dos primeiros cristãos. Os sinais seguiam a mensagem, mas não eram a mensagem. A ênfase e a preocupação dos pregadores não estava nos sinais, mas na mensagem de arrependimento do Cristianismo. Elas eram meros sinais. Marcos 16.17-18; 1 Coríntios 1.22.

Os modernos pentecostais inverteram a ordem das coisas. Veja como Paulo ordena os dons espirituais. (1) Apóstolos, isto é, missionários, fundadores de igrejas, evangelistas inter continentais. (2) Profetas, homens especializados e ocupados em transmitir a revelação da Palavra de Deus, fazendo-a entendida e compreendida pela igreja local. O dom da profecia em nossos dias está na produção de estudos bíblicos, pesquisas sobre as Escrituras, nos raros mestres que as igrejas possuem. (3) Mestres, cuja explicação de suas funções está em Efésios 4.11-17 e Hebreus 5.12 a 6.10. Lamentavelmente, este dom falta em nossas igrejas e nem mesmo pastores formados em faculdades de teologia e seminários o possuem. A falta deste dom resulta na baixa qualidade e na contradição entre o que nossos membros dizem ser e o que fazem. A maioria dos cristãos não alcança maturidade e desenvolvimento, crentes envelhecem assistindo cultos sem aprofundar o conhecimento em verdades profundas das Escrituras. (4) Variedade de línguas. A expressão fala por si. Aqui não se refere, como diz Russell Champlin, aos balbucios comuns nos cultos carismáticos.

4 comentários:

  1. Gostei do artigo.Nas igrejas atuais,pelo menos as que conheço,tem apenas uma pessoa que fez um curso de teologia,ou que interpreta a bíblia à sua maneira e abre uma denominação;

    ResponderExcluir
  2. Gostei do artigo.Nas igrejas atuais,pelo menos as que conheço,tem apenas uma pessoa que fez um curso de teologia,ou que interpreta a bíblia à sua maneira e abre uma denominação;

    ResponderExcluir
  3. Eu fui desenganada por uma junta médica, abandonei os medicamentos que supostamente me manteriam viva por mais um tempo, abandonei pq estava grávida de meu terceiro filho, e isso poderia prejudicar a ele. Urinava sangue vivo, e ja havia preparado minha mãe pra criar minhas crianças, e estava conformada em partir para o Reino de Deus. Mas este não era o plano de Deus, o Senhor Jesus enviou um casal, humilde, simples, em minha casa, amigos da igreja onde adorávamos ao Senhor. Disseram ao chegar, tarde da noite, que o Senhor os mandou ali para orarem por mim, pois Ele iria me curar. Após a oração, fui ao banheiro e constatei estar totalmente curada. Passei por vários exames, pois meus médicos não podiam crer. Isso fazem mais de 30 anos. Esse foi um dos milagres de cura concedido pela misericórdia de Deus, tivemos muitas outras na família, e todas em casa ou na casa de alguém onde se fazia reunião de oração. Que Deus os abençoe. Hb 13:8

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, coerente bíblico profundo e elucidativo, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário