A paternidade de Deus - Efésios 1.1-14
1. Deus é apresentado no Antigo Testamento como juiz, castigador, vingador, que pune sem misericórdia quem transgride suas leis. Gênesis 19.24-25; Jeremias 11.22; Apocalipse 2.18-23;
2. Tomás de Aquino opinava que ""A vingança se consuma quando se inflige ao pecador um mal de pena. Por conseguinte, na vingança deve-se levar em conta o ânimo daquele que a exerce. Porque se a intenção dele recai principalmente sobre o mal daquele de quem se está vingando, e nisto se compraz, então isto é absolutamente ilícito, porque o fato de se comprazer com o mal de outrem é da ordem do ódio, que repugna à caridade, pela qual devemos amar todos os homens. E ninguém se desculpa alegando querer o mal daquele que injustamente lhe fez mal; da mesma forma que ninguém se desculpa de odiar aqueles que o odeiam." (Suma Teológica II-II, q. 108, a. 1)" - citada por padre Paulo Ricardo;
3. A idéia de que Deus é mais amor que vingança está presente em Marcião, no espiritismo, na teologia modernista, no pensamento de Russell Norman Champlin, teólogo brasileiro e é também a opinião do autor destas notas;
4. Paulo apresenta o mesmo Deus do Antigo Testamento como um fantástico pai amoroso. Os judeus e a cultura greco-romana davam pouco valor ao papel da mulher, consequentemente da mãe. Se os escritores bíblicos vivessem em nossos dias falariam do papel maternal de Deus, sem qualquer problema.
5. Deus é pai de Jesus Cristo. Deus é pai de todos os que crêem na mensagem de Jesus Cristo. Paulo tem uma descrição próxima de João (João 1.12-13).
6. Deus é um pai que abençoa, escolhe, elege, derrama graça, proporciona paz, revela mistérios seus aos seus filhos, redime, predestina, glorifica. Comparemos esta passagem com Romanos 8.27 a 39, cuja leitura pausada merece ser feita em nossos púlpitos.
Questões de debate propostas aos alunos:
Paulo não apresenta uma teologia trinitariana nestas passagens. Jesus Cristo é apresentado como Filho de Deus Pai, consequentemente, duas pessoas são destacadas pelo apóstolo. O bom professor de Bíblia pode aproveitar a oportunidade para debater as teses do unitarismo ariano, unicismo sabeliano, trinitarianismo de Tertuliano.
E o Espírito Santo como fica nestas passagens? Em Efésios 1.13 pode se referir a ele ou o texto tem outra significação?.
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